Você sabe delegar?

O líder só cresce se o time cresce também!


Um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa é a capacidade de montar uma equipe competente e, ao mesmo, complementar. Para evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o Líder moderno entenda a importância de orientar e delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as capacidades de cada um ("pessoas certas nos lugares certos” Jim Collins).

Antes de tudo, o Líder deve conhecer seus colaboradores, para que identifique o que pode e deve ser transferido para outras pessoas. Essa capacidade de entender as habilidades contribui não apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores resultados e contribuir para o crescimento de todos.



A confiança na equipe é primordial para que esse processo funcione, já que o Líder não pode e nem deve dar conta de tudo sozinho. Começando por tarefas simples até as mais complexas, cabe ao Líder definir o quê será delegado, a quem e quando. No livro Liderança Situacional, o autor explica que existem 4 tipos de colaboradores e cabe ao líder identificar em que nível está cada colaborador de sua equipe, podendo assim melhor ajudá-lo a continuar crescendo e evoluindo na carreira.


Uma boa ideia é começar ensinando tarefas menos complexas e ir delegando mais atribuições conforme a experiência e maturidade.

Lembre-se: “Nada é tão desigual do que tratar todos de forma igual”. O que eu quero dizer com isso?


Cada colaborador possui características especificas, possui tempo de experiência e maturidade distintas, portanto não podemos exigir o mesmo desempenho de todos em todas as tarefas.

O líder moderno sabe identificar o potencial de cada liderado e então coloca as pessoas certas nos locais certos.


Já pensou colocar o Neymar como zagueiro ou o Miranda como centroavante?

Para dividir a carga de trabalho, o Líder moderno deve dedicar parte do seu tempo e da sua paciência para ensinar os colaboradores a realizar algumas tarefas. Isso demonstra que o gestor tem um interesse genuíno pelo desenvolvimento da equipe e também pode ajudar na identificação das pessoas que podem se tornar o seu sucessor.


Só cresce quem ajuda outros a crescer.

Porém, para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o Líder precisa estar sempre atento ao que os colaboradores estão fazendo e realizar um acompanhamento das atividades. Muitas vezes, ele comete o erro de delegar algumas tarefas e não se preocupa em auxiliar a equipe e para fazer os ajustes necessários.


Evitar a centralização das atividades é essencial para o desenvolvimento da qualquer organização. Quando o Líder trabalha verdadeiramente lado a lado com seu time, consegue melhorar a qualidade dos resultados da empresa e, mais do que isso, contribui com o plano de carreira próprio e de seus colaborares.


Marcelo Simonato

Escritor, Palestrante, Mentor de Carreiras

www.marcelosimonato.com

Redes sociais: marcelosimonatopalestrante



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook

© 2017-2020 by Palestrantes do Brasil - www.PalestrantesdoBrasil.com - contato@PalestrantesdoBrasil.com