top of page

A Importância da Leitura


Se teve algo que foi o início da minha grande virada, sem dúvidas foi a Leitura!!!

Como a leitura pode influenciar a sua vida e o seu dia a dia.

Você acha que a leitura é importante?

Quantos livros você já leu?

Me diga um livro que fez grande sentido para sua vida?

Quantos livros você lê por ano?

Que assuntos você gosta de ler?

Eu vou contar pra você como começou a minha história com os livros.

Tenho 29 anos e o primeiro livro que li completo na minha vida foi há exatamente 1 ano 11 meses. É, eu demorei 27 anos para ler um livro completo e, de certa forma, me arrependo um pouco por não ter descoberto antes os valores e a grandeza que os livros tem. Sempre preferi assistir a um filme ou documentário sobre um assunto ou um determinado livro do que pegar e ler o próprio livro, pois eu simplesmente tinha preguiça, achava que era perda de tempo. Hoje sei o quanto é incrível ler cada página, as vezes leio duas ou três vezes a mesma página para fixar ao máximo o conteúdo na minha memória.

Agora sei o quanto um livro é rico em detalhes e sei o quanto um livro pode mudar a vida de alguém. Mudou e vem mudando a minha vida desde então.

É engraçado, antes eu ia a uma lojinha e comprava DVDs. Tenho mais de 1000 filmes em DVD. O valor era 3 por R$ 10,00, eu comprava pelo menos 3 por semana e assistia todos naquela mesma semana.

* A DESCOBERTA DA LEITURA E SEUS BENEFÍCIOS

Hoje a situação é bem diferente. Raramente assisto a um filme, quando assisto é no cinema com meu filho ou alguma outra pessoa ou pela Netflix no notebook mesmo. Normalmente só assisto filme baseado em fatos reais, drama, romance ou alguma indicação de alguém sobre um filme bom que ainda não assisti, o que é difícil de acontecer, já que por mais de 10 anos fui basicamente um cara viciado em filmes, cinéfilo mesmo, adorava comédias e ação, tiro porrada e bomba! Agora o que me ocupa semanalmente, de uma forma incrivelmente poderosa, são meus queridos e emocionantes livros!

Os dois primeiros livros que li foram sobre sedução e o terceiro livro que li mudou a minha vida. Mudou minha maneira de ver o mundo, minha maneira de pensar, minha forma de representar as coisas que acontecem comigo, mudou a forma que eu olho para as pessoas, que eu trato as pessoas e a forma de amar as pessoas, principalmente meu maior amor: meu filho.

Graças a esse livro, descobri coisas incríveis sobre a mente e o comportamento humano, descobri todos meus "porquês" e descobri a maioria das coisas que eu fazia inconscientemente. Depois disso, minhas atitudes e comportamentos, que antes eram involuntários ou inconscientes, passaram a ser conscientes. Descobri porque errei tanto na vida e descobri também o porquê acertei. Várias fichas caíram, várias ideias surgiram. Um único livro e um turbilhão de informações extraordinárias.

Mas o que realmente fez com que eu tivesse esse sentimento maravilhoso de mudança foi a forma como comecei a educar, tratar e conversar com meu filho. Nós já éramos muito próximos, mas depois que mudei por causa do que

aprendi nesse livro, tudo mudou em relação à educação e o cuidado que tenho com o maior presente que Deus me deu.

* UM LIVRO PODE MUDAR A SUA VIDA

Esse livro significou muito para minha vida, me fez perceber o quanto eu sou capaz, o quanto eu devo acreditar em mim e no meu potencial, o quanto eu não me valorizava e hoje me valorizo muito, o quanto eu não sabia quem eu era de verdade e o quanto eu não sabia o potencial que cada pessoa tem. Cada pessoa é única e tem um poder incrível, mas a maioria não sabe ou não acredita nisso. Graças a Deus, no momento da vida no qual eu estava vivendo, amigos me falaram desse livro. Meu filho me fez perceber que a maneira de eu tratá-lo, educá-lo e demonstrar meu carinho e amor com ele mudaram pra melhor. Pela forma que ele começou a me ouvir, me olhar e admirar bem mais que antes. Graças a tudo isso, eu tive essa minha primeira mudança forte de desenvolvimento pessoal. Depois disso me apaixonei por livros, viciei mesmo. Em 2017 li, entre livros e e-books de 80 à 450 páginas, mais de 30 livros incríveis. Graças a todos esses livros e todo esse desenvolvimento e mudança que venho passando e focando desde janeiro de 2017, tive o melhor ano da minha vida. Melhor ano no sentido de me desenvolver, de cuidar mais de mim, do meu conhecimento, dos meus sonhos e objetivos.

* A ARTE DE LER

Esse último ano eu me conheci de verdade, sei quem sou e porque sou assim, sei o que faço e o motivo porque faço tudo que faço! Hoje sei quem eu sou, sei meus valores, minhas crenças, minha missão de vida e meu propósito. É, demorou um pouquinho pra cair minha ficha. Acredito que foi no melhor momento, o momento em que eu estava preparado, emocionalmente, mentalmente e financeiramente, pois esse ano foi o ano que mais investi no meu desenvolvimento pessoal. Hoje leio um livro e meio por semana, minha meta é um mas sempre começo a ler o da semana seguinte para estar sempre

adiantado na minha leitura semanal, que hoje é mais que uma meta, é um estilo de vida.

Sou muito grato por tudo que vêm acontecendo comigo. Ressignifiquei meu passado, não tenho mais nada mal resolvido e não tenho mágoas ou rancor de ninguém. Não me cobro mais pelos erros que cometi no passado e sei que sempre vou cometer novos erros, faz parte! Hoje fico grato pelos erros, pois sei que é assim que aprendemos e evoluímos, através dos erros, experiências, aprendizado com pessoas mais evoluídas e desenvolvidas e através de livros algumas pessoas escrevem e deixam pra nós como legado, com o maior prazer do mundo.

Hoje me sinto bem comigo mesmo, me sinto uma pessoa realizada e abençoada, sei quais são realmente minhas prioridades e dou mais valor para as pessoas do que para as coisas. Amo incondicionalmente meu filho, que é o meu maior motivo para acordar todo dia e agradecer por essa vida incrível que Deus me proporciona. Para não prolongar mais esse texto, quero agradecer à você que leu até o final. Agora como agradecimento, deixo uma lista dos 10 livros que mais fizeram diferença nessa minha transformação pessoal.

* INDICAÇÃO DE LIVROS

Poder Sem Limites – Tony Robbins

O Maior Vendedor do Mundo – Og Mandino

The Game, A bíblia da Sedução

Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

O monge e o Executivo – James C Hunter

The Secret, O segredo – Rhonda Byrne Lei da Atração.

Manuel de Persuasão do FBI – Jack Schafer

Os Segredos da Mente Milionária – T Harv Eker

Atitude – Justin Herald

Silvio Santos – A Biografia

* DICAS E CONSELHOS

Para você que quer criar o hábito de ler, deixo algumas dicas do que eu fiz:

• Comece lendo livros de assuntos que realmente interessam para você;

• Deixe dois ou três dias com horário marcado só para fazer a leitura de um livro que começou a ler ou, se não tiver muito tempo para isso, então leia todo dia pelo menos 30 minutos ou 1h;

• Você também pode começar lendo apenas 10 páginas por dia, depois de uma semana pode aumentar para 20 páginas por dia, na terceira semana você aumenta para 30 páginas por dia e assim continuamente. Se você ler 30 páginas por dia todos os dias, no fim do mês já terá lido 3 ou 4 livros, se ler 40 ou 50 aí você conseguirá ler mais de 5 livros por mês dependendo do tamanho dos livros. e a vantagem é que conseguirá criar e manter esse hábito maravilhoso.

• Você pode fazer da leitura uma meta, assim cada vez que bater essa meta se sentirá muito bem por ter conseguido realiza-la. Além de se desenvolver e aprender algo novo;

• Aproveite para ler E-books quando estiver no ônibus, metrô, Uber, fila de banco, entre outros locais.

• Mas o ideal é ler num lugar tranquilo, sem barulho para atrapalhar e perder o foco na leitura;

• Tente ler sempre nos mesmos dias ou horários, para fazer da leitura um hábito produtivo e importante;

• Evite começar a ler e parar na metade. Não terminar as coisas também se torna um hábito, só que um péssimo hábito;

• Uma coisa que eu faço bastante quando estou lendo livro no celular é dar print nas páginas que achei mais interessantes e importantes. As páginas que fizeram mais sentido pra mim. Quando estou lendo um livro físico tiro fotos das páginas, depois faço uma pasta no celular só de páginas importantes de cada livro que terminei de ler. Dessa forma quando estou querendo lembrar algo ou rever, está lá na minha pasta bem organizada.

- Prefiro ler o livro físico, mas me adaptei a ler os livros no celular, assim eu posso ler em qualquer lugar como filas de banco, lotérica ou qualquer fila que faz perder tempo, aí fazendo leitura o tempo voa. -

* NOTA DO AUTOR

Se você gostou dessas dicas, experimente colocá-las em prática. Peço também que compartilhe esse artigo com amigos. Qualquer dúvida ou comentário, fale comigo que ficarei muito feliz. Grande abraço.

Coach Lucas Adriano.

Siga me nas redes sociais e acompanhe mais dicas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page