COACH: UM NOVO MODELO DE GESTÃO


Resumo

O ambiente empresarial seguidamente sofre mudanças, o que exige uma maior competitividade, maiores diferenciais e constantes melhorias em qualidade, atendimento e relacionamentos. Tornou-se estratégico o investimento no aperfeiçoamento do líder e o investimento no desenvolvimento profissional dos colaboradores da empresa. O coach vem ganhando espaço e crescendo cada vez mais dentro das empresas, sendo utilizados para para estimular, motivar, desenvolver, aperfeiçoar e fidelizar cava vez mais o colaborador liderado, resultando em maior produtividade e melhor desempenho.

Palavras-chave: Coach. Coaching. Motivação. Necessidades. Satisfação.

COACH: A NEW MODEL OF MANAGEMENT

Abstract

The business environment then undergoes changes, which requires greater competitiveness, greater differentials and constant improvements in quality, service and relationships. It has become strategic investment in improving the leader and investing in the professional development of the company's employees. The coach is gaining space and growing more and more within companies, being used to stimulate, motivate, develop, improve and retain the employee once again, resulting in greater productivity and better performance.

Keywords: Coach. Coaching. Motivation. Needs. Satisfaction.

1 INTRODUÇÃO

O mundo corporativo é muito dinâmico. Há grande concorrência, mercado apertado, dificultando que as organizações ganhem novas posições e conquistem destaque. Para que haja boa saúde as empresas devem garantir o máximo de desempenho, menores custos e uma das formas é investir nas pessoas, buscar retorno dos Recursos Humanos. Aí que entra o coaching, melhorando o desempenho, as competências e o comportamento. Nesse artigo se apresenta o coaching, suas definições, modelos, histórico e aplicação. Observamos nesse estudo a confirmação da importância da valorização pessoal, que uma forma ou de outra traz benefícios para os lideres em todos os aspectos. No decorrer do trabalho se evidencia os conceitos de coaching, assim como se desperta o interesse pelo assunto e sua aplicação.

A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica sobre o assunto, utilizando livros, artigos científicos e sites. Não se pode negar a gama de assuntos pertinentes a este tema, que não puderam ser expressos aqui por inúmeros motivos (tempo, espaço, limitações, condições, respeito, etc). A pesquisa bibliográfica, tornou-se a mais indicada nessa aplicação, pois se tornou mais completa ao se entender o processo de coaching das organizações e seus benefícios para os executivos, gestores e colaboradores, nas consultas de livros específicos da área de gestão de pessoas, artigos científicos e sites. O método de utilizado foi o indutivo, por partir de uma visão particular. No raciocínio indutivo, a generalização apenas ocorrerá após a observação de casos suficientemente confirmadores dessa realidade (GIL, 2010).

2 DEFINIÇÃO

Os conceitos, termos e definições de coach, coachee e coaching são muitos novos e recentes para nós! Visualizando o cenário or